Encontro Nacional de Grupos Promotores da Mobilidade Urbana em Bicicleta, que decorre dentro de dias, em Aveiro, é oportunidade para perceber o que ainda falta fazer nas cidades para que mais pessoas comecem a pedalar.
A tendência crescente pela utilização da bicicleta como meio de deslocação em zonas urbanas tem levado ao desenvolvimento de novos produtos e obrigado as cidades a redesenharem-se, construindo ciclovias e procurando "roubar" algum espaço aos carros nos centros. Mas ainda há muito caminho a percorrer na promoção do uso das duas rodas, tema que motiva, nos próximos dias 25 a 27, um encontro nacional de associações e entusiastas deste meio de mobilidade.
A bicicleta que a Universidade de Aveiro (UA) divulgou há dias é um dos vários exemplos de como há muita margem para continuar a inovar e dar resposta aos desafios da mobilidade suave. O veículo tem espaço na parte central do quadro para acomodar uma mochila que, para além de servir para guardar objetos, é capaz de armazenar energia produzida por tecidos fotovoltaicos. Essa energia permitirá alimentar a iluminação em LED, aumentando a segurança, sobretudo de noite.