A tapioca está na moda e tem suscitado interesse como produto alimentar. Afinal, como se fazem os famosos crepes de tapioca? E a papa? A nutricionista Ana Bravo explica.

Gastronomia

Ana Bravo ensina a fazer receitas com tapioca

Ana Bravo ensina a fazer receitas com tapioca

PAPA DE TAPIOCA

Ingredientes:

50 gramas tapioca granulada, 100 mililitros de água, 250 mililitros de bebida de soja, uma casca de laranja, um pau de canela, Stevia q.b. (opcional), fruta para servir q.b. e canela q.b.

Preparação:

Comece por hidratar a tapioca durante uma hora. Num tacho coloque a bebida de soja com o pau de canela e a casca de laranja. Deixe aquecer (se desejar pode adoçar a gosto com stevia).Adicione a tapioca (se tiver excesso de agua, escorra. Deixe cozinhar em lume baixo cerca de 10 minutos, mexendo várias vezes. Sirva com pedaços de papaia e canela.

CREPE DE TAPIOCA SALGADO

Ingredientes:

Tapioca hidratada, meio tomate, um bife de frango, uma chávena de folhas de espinafres, um dente de alho, uma colher de sobremesa de azeite e meia cebola.

Preparação:

Num tacho prepare o recheio colocando o azeite, a cebola picada e o dente de alho esmagado. Junte o frango em pedaços e mal fique cozinhado adicione os espinafres. Reserve. Entretanto numa frigideira antiaderente prepare o crepe, girando o fundo com a massa pronta. Recheie com o frango e fatias de tomate.

CREPE DE TAPIOCA DOCE

Ingredientes:

Tapioca, uma maçã, requeijão, canela q.b.

Preparação:

Lave e descasque a maçã. Parta a fruta em pedaços e coloque num recipiente que possa ir ao micro-onda durante três minutos, até ficar cozinhada. Esmague-a e reserve. Numa frigideira antiaderente coloque a massa de tapioca pronta até cobrir o fundo. Espere que cozinhe e recheie com a maçã e o requeijão. Polvilhe com canela, dobre o crepe e sirva ainda quente.