O Jogo ao Vivo

"Geração à Rasca 2.0"

Estudantes saem às ruas pelo fim das propinas

Estudantes saem às ruas pelo fim das propinas

Manifestação "Geração à Rasca 2.0" contra as desigualdades e pelo ensino gratuito. Convocatórias para Porto, Coimbra e Lisboa.

Sob o lema "Geração à Rasca 2.0", a Brigada Estudantil convocou, para as 16 horas do dia hoje, manifestações nas cidades de Porto, Coimbra e Lisboa. Assinalando o Dia Internacional do Estudante, o movimento criado em defesa dos direitos dos alunos sai às ruas em defesa de um "Ensino Superior público, gratuito e democrático".

Contra a desigualdade e pelo fim das propinas são as palavras de ordem dos estudantes. "Se o Ensino Superior não é para todos, não é justo para ninguém. É com esta premissa e com a convicção de que o direito à Educação tem de ser alargado a todas as pessoas que continuaremos nas ruas até à eliminação das propinas", frisa a Briga Estudantil na sua convocatória.

Para os estudantes, a pandemia "tem vindo a agudizar as desigualdades sociais sentidas no Ensino Superior", nomeadamente "problemas de alojamento e assimetrias no acesso a materiais" que viabilizem o acesso às aulas à distância.

A manifestação "Geração à Rasca 2.0" começa no Largo de Camões, em Lisboa, estando os estudantes também convocados para o Porto (frente à reitoria da Universidade daquela cidade) e para Coimbra (Praça da República).

Outras Notícias