Crise Financeira

FMI reuniu-se com peritos da economia da saúde

FMI reuniu-se com peritos da economia da saúde

Os especialistas em saúde Pedro Pita Barros, Francisco Ramos e Céu Mateus defenderam, esta terç-afeira, junto de peritos da "troika", que "não é vantajoso" uma reforma estrutural do Serviço Nacional de Saúde.

Os peritos em saúde estiveram reunidos no Ministério das Finanças com elementos da "troika", composta pelo Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia, para analisarem os gastos no sector da saúde.

Na reunião, afirmaram que não é vantajoso fazer agora uma reforma estrutural no modelo de financiamento e de funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) porque os custos de transição seriam maiores do que as vantagens, revelou à Agência Lusa uma fonte com acesso ao conteúdo da reunião.

Os peritos locais convergiram também na necessidade de aprofundar as poupanças que têm sido obtidas nos hospitais e nos medicamentos, considerando que estas são as duas áreas chave para garantir a sustentabilidade do SNS.

Francisco Ramos foi antigo secretário de Estado da Saúde e é o actual presidente do Instituto Nacional da Administração, Céu Mateus é presidente da Associação Portuguesa de Economia da Saúde (APEN) e Pita Barros é professor de Economia na Universidade Nova e antigo presidente da APEN.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG