Listas do PS

Galamba desce um lugar em Lisboa, Gomes Cravinho é "número dois" em Setúbal

Galamba desce um lugar em Lisboa, Gomes Cravinho é "número dois" em Setúbal

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, candidata-se a deputado em segundo lugar pelo círculo de Setúbal, enquanto o secretário de Estado João Galamba desce um lugar, para 11º, na lista pelo círculo de Lisboa.

As listas de candidatos a deputados às próximas eleições legislativas vão ser aprovadas em definitivo na reunião desta noite da Comissão Política do PS, que não começou às 21 horas, como estava previsto, porque a reunião do fim da tarde do Secretariado Nacional, o órgão de direção, se prolongou pela noite.

Uma das principais novidades é a inclusão de João Gomes Cravinho no segundo lugar da lista por Setúbal, que é encabeçada pela líder parlamentar socialista, Ana Catarina Mendes, e na qual já não entra o ex-ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita.

Em Lisboa, João Galamba, cuja décima posição tinha sido contestada na sexta-feira à noite, durante a reunião da Comissão Política da FAUL, vai entrar na 11º posição, trocando de lugar com o ex-secretário de Estado Marcos Perestrello.

Os nove primeiros nomes desta lista por Lisboa, que é encabeçada por António Costa e que tem o ex-presidente da Câmara Fernando Medina no quinto lugar, mantêm-se em relação à ordem prevista na sexta-feira.

Em Leiria, na lista encabeçada pelo médico e secretário de Estado António Lacerda Sales, o terceiro lugar é do secretário de Estado para a Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, que tinha sido candidato por Castelo Branco em anteriores atos eleitorais.

PUB

No segundo lugar de Leiria, entra a antiga juíza do Tribunal Constitucional e ex-secretária de Estado Catarina Sarmento Castro.

Tal como se antevia, o antigo líder parlamentar do PS Francisco Assis não consta das listas de candidatos a deputados, o mesmo acontecendo com o líder da tendência minoritária, Daniel Adrião.

Líder das Mulheres Socialistas pode ficar fora das listas

A presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, Elza Pais, não consta das listas de candidatos a deputados às próximas eleições legislativas que hoje à noite vão ser votadas pela Comissão Política do PS.

Elza Pais foi secretária da Igualdade no XVIII Governo Constitucional, sob a liderança de José Sócrates, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), tendo sido eleita deputada em várias legislaturas pelos círculos de Leiria, Coimbra e, mais recentemente, Viseu.

Além de Elza Pais, não constam das listas de candidatos a deputados, entre outros nomes, o antigo secretário de Estado José Magalhães, o constitucionalista Pedro Bacelar de Vasconcelos e a deputada Carla Miranda, que foi nesta legislatura vice-presidente da Comissão de Educação e Ciência.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG