Energias renováveis

Governo anuncia investimento de 400 milhões na energia eólica

Governo anuncia investimento de 400 milhões na energia eólica

O Governo aprovará nos próximos dias uma proposta para aumentar a potência da energia eólica em 400 megawatts, o que representará um investimento na ordem dos 400 milhões de euros, anunciou José Sócrates.

José Sócrates referiu-se a esta medida na sessão pública de apresentação do Plano Novas Energias, no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, cerimónia que contou com a presença de vários membros do Governo e de representantes do sector empresarial na área da energia.

Já depois de ter anunciado que o próximo Conselho de Ministros aprovará a Estratégia Nacional de Energia até 2020, o primeiro-ministro referiu que em anexo a este programa será também aprovado um diploma específico para o sector da energia eólica.

Segundo José Sócrates, este projecto permitirá aumentar em 400 megawatts a potência energética eólica e representará um investimento de cerca de 400 milhões de euros.

"É uma aposta nas energias renováveis. Sabemos exactamente o que há para fazer nas energias eólica, hídrica e solar. Queremos desenvolver todas as oportunidades para que a prazo, naturalmente em função das diferentes experiências, a melhor tecnologia se afirme", justificou.

José Sócrates acrescentou ainda que as apostas energéticas até 2020 serão executadas "em parceria estratégica entre Estado e as empresas", cabendo às empresas o fundamental no que respeita à concretização dos diferentes projectos.

Outros Artigos Recomendados