Educação

Governo diz que 77 mil dos 80 mil alunos inscritos na prova digital de TIC já fizeram exame

Governo diz que 77 mil dos 80 mil alunos inscritos na prova digital de TIC já fizeram exame

O ministro da Educação, João Costa, revelou esta quinta-feira que cerca de 77 mil dos 80 mil alunos do 8.º ano já fizeram a prova de aferição digital de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

"Até ontem [quarta-feira], tínhamos já cerca de 77 mil dos cerca de 80 mil alunos" com a prova feita, afirmou o governante em declarações à margem da "Conferência sobre Competências: Apoiar o desenvolvimento de competências através de reformas", que hoje decorreu no Porto.

Informação complementar cedida pelo ministério esclarece que estão contabilizados 77.294 alunos com a prova de TIC feita, sendo que o exame digital poderá ser feito até sexta-feira, razão pela qual o ministro se mostrou convicto de que nessa data atingirão a "totalidade dos alunos".

PUB

"Ontem [quarta-feira] tivemos também as provas com a componente laboratorial de Físico Química e a prova de Físico Química e aí chegamos praticamente à totalidade dos alunos. Foram cerca de 84.200 provas que foram realizadas", acrescentou João Costa.

Ainda assim, o governante admitir ter "reportes pontuais de provas que não se realizaram por causa da greve", lembrando ainda que "nos primeiros dois, três dias [houve] alguns problemas técnicos que levaram à recalendarização da prova".

"[Isso aconteceu] em menos de 100 escolas pelo país num universo de 811 agrupamentos que temos", assinalou João Costa, explicando que as escolas "são responsáveis pela calendarização [e que] cada escola decide quando marca as provas e no dia em que o realiza reporta ao Juiz Nacional de Exames os dados desse dia".

Afirmando que o "preocupa sempre" quando os "direitos dos alunos são perturbados", João Costa deu conta ainda que os dados chegados ao ministério, "reportados pelas escolas, da adesão à greve são muito baixos".

"Não estimo que tenhamos um impacto tão elevado. O facto de já terem realizado, dois dias antes do fim, 77 mil das 80 mil das provas de aferição previstas na área de TIC (...) mostra que o impacto não está a ser tão grande", reforçou o governante.

O cronograma do Instituto de Avaliação Educativa (IAVÉ) prevê que a 24 de maio os alunos do 8.º ano realizem a "componente de Observação e Comunicação Cientifica da prova de Ciências Naturais e Físico Química" e a 2 de junho os alunos do 5.º ano façam a prova de Português.

Seguem-se as provas de Ciências Naturais e Físico Química (8.º ano), História e Geografia de Portugal (5.º ano) e Matemática (8.º ano) e só a 15 de junho chegam as provas do 2.º ano em formato digital: primeiro Português e Estudo do Meio e a 20 de junho Matemática e Estudo do Meio.

As primeiras provas digitais foram testadas pelo IAVE em 2018 por alunos do 8.º ano que fizeram um teste de Matemática e, no ano passado, realizou-se um projeto piloto com seis mil alunos do 2.º, 5.º e 8.º anos.

Este ano, será a vez de um grupo de alunos do 9.º testar as provas digitais, para que em 2024 sejam universais para todos os finalistas do 3.º ciclo.

Este ano, a 1.º fase das provas finais do 9.º ano realizam-se a 16 de junho (Matemática) e a 23 de junho (Português), altura em que já terão começado os exames nacionais do secundário.

Os exames dos cerca de 150 mil alunos do secundário inscritos nas provas do 11.º e 12 anos arrancam a 19 de junho, com as disciplinas de Português, Italiano e Mandarim e terminam a 3 de julho com Geometria Descritiva A e História B.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG