Nacional

Governo está a "lutar com todas as forças" contra pedido de ajuda

Governo está a "lutar com todas as forças" contra pedido de ajuda

O ministro Silva Pereira garantiu, esta quinta-feira, no final de uma reunião do Conselho de Ministros, que o Governo continua empenhado em "lutar com todas as suas forças" contra um pedido de ajuda externa do país e explicou que o recurso a essa ajuda implica um programa de medidas "que ultrapassa as competências de um Governo de gestão".

Afastando esse cenário, o ministro garantiu que o Governo está a acompanhar a situação do país nos mercados financeiros internacionais e que adoptará todas as medidas que estiverem ao seu alcance para evitar o recurso a uma ajuda externa, lembrando que essa ajuda ditará o afastamento do financiamento do país dos mercados externos "durante vários anos" e a adopção de um programa de austeridade muito mais exigente.

"Um pedido de ajuda externo envolve uma negociação das respectivas condições e a aprovação de um programa de medidas . É esse programa de medidas que ultrapassa as competências de um Governo de gestão", explicou, insistindo que o governo está a tentar dar "sinais de confiança" para os mercados e, questionado pelos jornalistas sobre declarações do líder do PSD, considerou que "não dever especular sobre cenários".

PUB

"É evidente que desde que a Oposição rejeitou o PEC, o país ficou numa situação de maior dificuldade do que estava antes. Menos de uma semana depois dessa decisão irresponsável, o país ficou numa situação muito difícil para garantir o seu financiamento", disse, numa critica renovada ao chumbo da oposição do PEC IV.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG