Plataforma lançada por três jovens que gostam de viajar tem 160 mil membros em seis meses de existência.
Silvino Prata tem 29 anos, Patrícia Damas e Mariana Mateus, 31 anos. Têm em comum serem apaixonados por viagens, o que os levava a pesquisar regularmente por oportunidades. Da paixão surgiu um grupo do Facebook, o "Viagens e Baratas", que, em meio ano, já chegou aos 160 mil membros. Os jovens admitem que o que começou como um grupo de publicação de oportunidades de viagens está a caminhar para uma estrutura mais profissional.
Ir de Madrid a Nova Iorque por 174 euros em abril, do Porto a Madrid a 26 euros ou de Faro a Bruxelas por 51 euros na passagem de ano. Estas são algumas das oportunidades publicadas no grupo. "Costumamos dizer a brincar que somos turistas profissionais, porque há alguns anos que começámos a viajar bastante, sendo esta uma área de interesse que nos unia. Sempre o tentámos fazer de forma económica ou aproveitando as melhores oportunidades e isso suscitava a curiosidade dos nossos amigos, que nos pediam regularmente as melhores dicas e segredos para fazer o mesmo", confessa ao JN, Patrícia Damas, uma das administradoras do grupo.
Diariamente, cada um dedica uma a duas horas a pesquisar viagens e não só, com Patrícia Damas a completar que também respondem a dúvidas por email, por mensagem e comentários.
A crescer para outro nível
Habituados há vários anos a pesquisar viagens, o grupo admite que a parte da pesquisa já se tornou simples. "As pesquisas em si sobre as viagens que colocamos até são relativamente rápidas para nós, pois é algo que já estamos habituados a fazer e trabalhamos muito intuitivamente com os motores de busca dos voos. Utilizamos bastante o Momondo, o Skyscanner e pesquisamos diretamente nos sites das companhias aéreas que operam não só a partir de Portugal como também a partir de Espanha", lembra Patrícia.