Conferência

Há 34 surtos de covid-19 no país

Há 34 surtos de covid-19 no país

Neste momento, Portugal conta com 34 surtos de covid-19, adiantou esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa.

Dos 34 surtos, 18 são na Administração Regional de Saúde do Norte, cinco na do Centro, outros cinco na do Alentejo e mais seis na do Algarve.

"Vamos ter, por isso, de continuar a empenhar o nosso melhor esforço para dar resposta a esta pandemia", reconheceu Marta Temido.

Questionada em relação à decisão do governo britânico de deixar Portugal de fora do corredor aéreo do Reino Unido, a ministra da Saúde afirmou que não encontra justificação para essa medida.

"Não há na situação epidemiológica portuguesa nada que justifique esta decisão", defendeu.

A ministra da Saúde, Marta Temido, reiterou ainda que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) continua com capacidade de resposta à pandemia de covid-19, nomeadamente na região de Lisboa e Vale do Tejo.

"Quero deixar bem claro: o Serviço Nacional de Saúde continua a responder nesta que foi uma semana difícil de luta contra a pandemia", afirmou, acrescentando que Portugal tem 495 camas de enfermaria com doentes covid-19, das quais 72 de cuidados intensivos.

Além disso, esclareceu que existem 365 camas de enfermaria e 60 camas de cuidados intensivos ocupadas por doentes com covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo.

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à pandemia na região de Lisboa realizaram 1100 contactos e visitas domiciliárias, numa região que conta com cerca de dez mil pessoas em vigilância pela saúde familiar.

De acordo com a governante, os números de novos casos "não são" os que o Governo gostaria de ter, considerando que a situação epidemiológica do país continua marcada "pela força do impacto em Lisboa e Vale do Tejo, mais concretamente na Área Metropolitana de Lisboa".

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG