ANSR

Há condutores a receber emails falsos para pagar multas

Há condutores a receber emails falsos para pagar multas

Um email falso, atribuído à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), está a ser enviado a condutores com a informação de que terão de pagar uma multa de trânsito. Fonte da autoridade já adiantou ao JN que o conteúdo não é verdadeiro.

No email, é dito ao condutor que "tem uma multa de trânsito (foto tirada pelo radar)". "Evite o processo legal e pague as suas multas", aponta a mesma mensagem, que foi recebida durante o dia de terça-feira.

Fonte da ANSR confirma ao JN que o conteúdo não é verdadeiro, nem foi enviado pela Segurança Rodoviária.

PUB

No conteúdo aparecem ainda os logótipos oficiais da República Portuguesa, da ANSR, da GNR e da PSP. Em cima da mensagem aparece também um "banner" de uma campanha da ANSR: "Ao volante, o telemóvel pode esperar", que integra o Plano Nacional de Fiscalização de 2022.

O email indica ainda que, para saber mais detalhes, o condutor deve consultar um ficheiro PDF, com uma senha atribuída. No início deste mês, a ANSR já tinha alertado para "a divulgação de emails fraudulentos enviados" em seu nome.

"Trata-se de 'phishing', uma tentativa de obter informação, em nome de uma entidade, pelo que não deve aceder ao link desses emails", revelou a autoridade no dia 3 de novembro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG