Envelhecimento

Há disciplinas em risco de ficar sem professores numa década

Há disciplinas em risco de ficar sem professores numa década

A maioria dos grupos de recrutamento de professores vão perder mais de metade dos docentes de quadro até 2030. A disciplina de Educação Tecnológica (ET) pode desaparecer com a aposentação de 96% dos docentes.

No Pré-Escolar, vão sair 73% dos educadores; a Português, do 2.º ciclo, serão 80%. Geografia, História ou Filosofia são exemplos de saídas que rondam os 70%.

E o maior problema, alerta o Conselho Nacional de Educação (CNE), é que há cada vez menos novos diplomados para substituir quem se reforma. A Física e Química formaram-se, em 2016/2017, cinco (em 2012 foram 46); a Matemática foram 17 (há sete anos eram 87).

"É uma morte anunciada", assume Carlos Gomes, presidente da Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica (APVET). A Educação Tecnológica deixou de ser disciplina obrigatória no 3.º ciclo e passou a ser oferta de escola. "É um grupo praticamente extinto. Só resistem os mais antigos", afirma, frisando que "não há uma única universidade ou politécnico que ainda forme professores para este grupo".

Ler mais na edição impressa ou na versão e-paper.