Covid-19

Hospital de São João faz testes em 50 minutos para detetar infeção

Hospital de São João faz testes em 50 minutos para detetar infeção

O Hospital de São João já está a realizar os chamados testes moleculares rápidos para detetar, em menos de uma hora, casos de infeção de Covid-19.

Em comunicado, o hospital explica que a medida surge no âmbito do Plano de Contingência da Covid-19 e que os testes "possuem um tempo de execução significativamente mais rápido" que os testes clássicos.

Menos de uma hora, sem contar com o tempo de colheita, transporte, processamento da amostra e validação do resultado.

Tal como acontece nos testes que têm sido realizados até agora, a amostra é colhida por zaragatoa.

"A disponibilidade destes testes é de momento limitada, pelo que importa, neste contexto, definir prioridades para o seu uso", acrescenta-se na nota informativa.

Para já, as situações que preveem o uso destes testes são de doentes do Serviço de Urgência, a precisarem de procedimentos urgentes (como anestesia geral ou loco-regional, endoscopia digestiva, broncofibroscopia, mulher em trabalho de parto, entre outros) ou que sejam casos suspeitos de infeção por SARS-CoV2.

Os rastreios "rápidos" vão também ser aplicados a doentes internados "em que surja a suspeita de covid-19", de forma a "minimizar o tempo de isolamento de contacto e de gotícula" num "ambiente onde se encontram doentes sem infeção por SARS-CoV-2".

Outras Notícias