O Jogo ao Vivo

Composto proibido

Infarmed ordena retirada do mercado de cosméticos das marcas Endocare e Real Natura

Infarmed ordena retirada do mercado de cosméticos das marcas Endocare e Real Natura

A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) ordenou a suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado português de produtos cosméticos das marcas Endocare e Real Natura por conterem na sua composição um ingrediente proibido.

Os produtos contêm 'Butylphenyl methylpropional', um composto químico aromático considerado cancerígeno, e cujo uso em cosméticos é proibido desde o passado dia 1 de março na União Europeia.

Em comunicado, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) adianta que, no âmbito de uma ação de fiscalização, verificou que a empresa IFC Skincare Portugal -- Produtos Dermatológicos, Unipessoal, Lda. ainda se encontrava a comercializar produtos cosméticos da marca Endocare (Creme tensor nutritivo, Day SPF30, Tensor ampolas, Tensor Contorno Olhos) que continham na sua composição Butylphenyl methylpropional.

PUB

Ainda no âmbito da ação de fiscalização, a autoridade do medicamento "constatou a existência no mercado nacional de produtos cosméticos da marca Real Natura, que continham na sua composição Butylphenyl methylpropional e cuja Pessoa Responsável é a empresa Real Natura, Lda".

Entre os produtos, estão condicionadores, máscaras e champôs para o cabelo e creme para o rosto da Real Natura.

Pelas mesmas razões, o Infarmed já tinha ordenado na quarta-feira a retirada do mercado dos produtos cosméticos da marca Real Voir.

A autoridade do medicamento avisa as entidades que disponham destes produtos que não os podem disponibilizar, tal como os consumidores que os tenham não devem utilizá-los.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG