O Jogo ao Vivo

IPMA

Interior quente em alerta, tempo fresco e com chuviscos no litoral

Interior quente em alerta, tempo fresco e com chuviscos no litoral

Os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda estão este domingo sob aviso amarelo devido ao calor. Cerca de 130 concelhos em risco muito elevado e máximo de incêndio. No litoral, o sol é tímido e prevê-se ocorrência de chuviscos.

O aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima nestes três distritos, para os quais estão previstos entre 30 e 37 graus, vigora até às 18 horas de hoje, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o Instituto, quase 70 de concelhos do interior Norte e Centro (distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Coimbra) estão em perigo máximo de incêndio rural e cerca de 60 concelhos dos distritos Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro estão em perigo muito elevado.

PUB

O IPMA informa ainda que os distritos de Viana do Castelo e do Porto estão hoje com risco elevado de exposição aos raios ultravioleta e os restantes distritos de Portugal continental em risco muito elevado, assim como a Região Autónoma da Madeira e a ilha das Flores, nos Açores. As ilhas açorianas Terceira e São Miguel estão, por seu turno, em risco elevado de exposição.

Chuviscos no litoral Norte e Centro

As previsões do estado do tempo para Portugal continental apontam para céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado no litoral oeste até ao final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso. Há também a possibilidade de ocorrência de chuviscos em alguns locais do litoral Norte e Centro, onde os termómetros andarão na casa dos 20 graus.

O vento soprará em geral fraco, predominando do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e sendo por vezes forte (até 40 km/h) do quadrante norte nas terras altas da região Norte até final da manhã e a partir do final da tarde.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG