Saúde

Saiba que países já permitem a eutanásia

Saiba que países já permitem a eutanásia

A despenalização da morte assistida debate-se esta quarta-feira na Assembleia da República, aquando da apresentação de uma petição pelo "Direito a morrer com dignidade". Saiba que países já permitem a eutanásia.

Este é um dos assuntos mais fraturantes de uma sociedade e são poucos os países que despenalizaram a morte assistida.

O primeiro a despenalizar

O primeiro país do Mundo a consagrar a eutanásia foi a Holanda. Foi há 15 anos e sob algumas claras restrições: é preciso que se trate de alguém com uma doença incurável, que o paciente seja vítima de dores insuportáveis e sem qualquer perspetiva de melhorar. Quem pede para morrer deve fazê-lo em pleno controlo das suas capacidades mentais.

O país da Dignitas

A Suíça será o país do qual nos lembramos primeiro, quando se fala de eutanásia. É lá que está a clínica Dignitas, que permite a pessoas de todo o Mundo, sobretudo pacientes com doenças terminais, darem um fim à sua vida.

A lei suíça tolera a eutanásia e o suicídio assistido quando os pacientes cometem o ato e os ajudantes não têm qualquer motivação que não seja cumprir o desejo do paciente.

A Bélgica

A Bélgica também despenalizou a eutanásia em 2002. Foi o segundo país a fazê-lo.

Neste país, os médicos podem auxiliar os pacientes a morrer, mas tem que haver uma longa relação de médico - paciente. Os dois devem ser belgas e viverem na Bélgica. Quem pede para morrer deve ter uma doença irreversível e estar a passar por um sofrimento mental ou físico que não tem como ser aliviado.

O Luxemburgo

O Luxemburgo tem uma lei parecida à da Bélgica, muito baseadas na consciência dos médicos.

A Alemanha

Na Alemanha, é permitido que um médico prescreva uma mistura letal a pedido do paciente.

A Colômbia

Na Colômbia, o primeiro caso de suicídio assistido foi autorizado em julho de 2015. Ovidio González, de 79 anos, sofria de cancro e estava em estado terminal.

Canadá

A legislação para a despenalização entrou em vigor no fim de 2015, mas um pouco antes o país já permitia uma sedação paliativa e auxílio médico para morrer.

Estados Unidos da América

A eutanásia é permitida em seis Estados norte-americanos: Washington, Oregon, Vermont, Novo México, Montana e Califórnia.

Oregon foi o primeiro Estado a legalizar o suicídio assistido, é permitido desde 1997 que médicos prescrevam misturas em doses letais para pacientes terminais. Os doentes devem ter mais de 18 anos e estarem absolutamente conscientes, sendo necessário fazerem dois pedidos verbalmente e por escrito.