2016

Acontecimentos e figuras do ano: As escolhas dos leitores

Acontecimentos e figuras do ano: As escolhas dos leitores

Os leitores do Jornal de Notícias não tiveram dúvidas: a vitória da seleção portuguesa no campeonato Europeu de futebol, disputado em França, foi o acontecimento nacional do ano.

A conquista do cobiçado troféu recolheu mais de 82% dos votos, no inquérito lançado no site do JN. Os incêndios que consumiram o Funchal, em agosto, ficaram em segundo lugar, logo à frente do caso das mortes nos Comandos.

Marcelo Rebelo de Sousa venceu a votação dos leitores na categoria "figura nacional do ano". E venceu de forma categórica: mais de 40% dos leitores do Jornal de Notícias escolheram o Presidente da República. António Guterres ficou em segundo lugar, com 28%, e Fernando Santos em terceiro, com 15%. Éder, autor do incrível golo na final do Europeu, ficou em quarto e a líder do CDS/PP, Assunção Cristas, em quinto.

O resultado do referendo sobre a permanência ou saída do Reino Unido da União Europeia não deixou ninguém indiferente. O "Não" dos britânicos à UE foi o acontecimento internacional do ano escolhido pelos leitores. Nem a vitória de Donald Trump foi, para quem votou no inquérito do site do JN, tão surpreendente. O "Brexit" teve 44% dos votos, enquanto as eleições presidenciais norte-americanas obtiveram 37%.

A eleição para secretário-geral da ONU fez de António Guterres a "figura internacional do ano", obtendo 54% das preferências dos leitores do Jornal de Notícias que votaram no inquérito online. O presidente norte-americano eleito, Donald Trump, foi a escolha de 37%. O Prémio Nobel da Literatura deste ano, Bob Dylan, ficou em terceiro lugar, seguindo-se o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e a líder do governo britânico, Theresa May.

ver mais vídeos