Incêndios

Alerta vermelho para todo o Centro e Sul

Foto AntÓnio JosÉ/lusa

Prontidão máxima dos meios de combate a incêndios declarada em todos os distritos das regiões Centro e Sul e em Bragança. O resto do país está com alerta laranja.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) declarou o estado máximo de alerta nos distritos de Évora, Setúbal, Lisboa, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda e Bragança. Faro e Beja já se encontram no patamar máximo de prontidão desde a passada quinta-feira. O resto do continente - os distritos de Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo e Vila Real - encontram-se em alerta laranja.

O reforço do estado de alerta das forças que previnem e combatem incêndios florestais foi decidido mediante o cenário meteorológico previsto para o fim de semana. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para os dois próximos dias, as temperaturas máximas acima dos 35 graus Celsius, passando os 40 graus no Sul e no vale do rio Tejo, ventos moderados a fortes e teores de humidade abaixo de 20%.

Além disso, para a tarde desta sexta-feira e para sábado, o IPMA espera condições de instabilidade atmosférica que potenciem o surgimento de ventos e trovoadas secas, sobretudo no interior Norte e Centro.

Mediante estas condições atmosféricas, agrava-se o risco de incêndio na região Centro, com vários municípios dos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco a apresentar risco máximo. No domingo, o risco máximo alarga-se ao Norte, em particular aos distritos de Porto, Braga, Viseu e Vila Real.

A Proteção Civil recorda que está proibida a realização de queimadas e fogueiras, o uso de equipamentos de queima, o lançamento de balões e fogo de artifício, fumar ou fazer lume perto de matos e florestas. E recomenda à população que esteja vigilante.

Relacionadas