Nacional

Angela Merkel "vai respirar de alívio quando vir o Governo do PSD"

Angela Merkel "vai respirar de alívio quando vir o Governo do PSD"

O eurodeputado social-democrata Paulo Rangel afirmou, terça-feira, que o seu partido conta com a solidariedade do Partido Popular Europeu, acrescentando que a chanceler alemã, Angela Merkel, "vai respirar de alívio quando vir o Governo do PSD".

No final da reunião do Conselho Nacional do PSD, em Lisboa, Paulo Rangel defendeu que "tudo o que se está a passar" em Portugal, "incluindo o que se passou hoje, é da responsabilidade exclusiva do engenheiro Sócrates".

"Nós, no Parlamento Europeu, os deputados europeus do PSD, estamos a fazer um esforço absolutamente enorme no sentido de mostrar isso aos nossos parceiros europeus e posso dizer, não cometo nenhuma inconfidência, que o PPE e o grupo parlamentar do PPE estão totalmente solidários com as posições do PSD", acrescentou.

Questionado sobre as afirmações sobre a situação portuguesa feitas por Angela Merkel, que criticou o chumbo do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) pelos partidos da oposição no Parlamento, Rangel respondeu que "têm de ser compreendidas no plano institucional".

"Eu estou no PPE, faço parte dos órgãos do grupo parlamentar do PPE e, portanto, a posição é claríssima sobre essa matéria. Outra coisa são os primeiros-ministros de outros países que falam a nível do Conselho. Uma coisa é falar a nível institucional, outra coisa é falar a nível político. Não há que confundir os planos. Mas não tenham dúvidas de que a chanceler Merkel quando vir o Governo do PSD vai respirar de alívio", acrescentou.