O Jogo ao Vivo

Nacional

António Costa arrancou negociações com Bloco de Esquerda

António Costa arrancou negociações com Bloco de Esquerda

O secretário-geral PS esteve na sede nacional do Bloco de Esquerda, em Lisboa, reunido com os dirigentes deste partido para analisar uma solução de Governo.

Cerca de 8 minutos depois das 11 horas, a porta-voz do BE, Catarina Martins, acompanhada do seu líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, Mariana Mortágua, Pedro Soares e José Gusmão, recebeu António Costa, que mais uma vez, surgiu com o grupo que já levou aos encontros com o PCP, coligação PSD/CDS-PP e PEV.

António Costa tem um dia preenchido, já que depois dos bloquistas seguem-se um encontro com o partido mais jovem no Parlamento, o PAN, e ainda com o Presidente da República.

Este encontro chegou a estar agendado para a manhã da última quinta-feira, mas os bloquistas pediram um adiamento para esta segunda-feira, de modo a "uma melhor preparação técnica para a reunião e de forma a compatibilizar a presença de todos os elementos da delegação".

Apesar de António Costa ter sido mandato pela comissão política do PS, com uma ampla maioria, para reunir com as outras cinco forças políticas eleitas para a Assembleia da República, a verdade é que com o arranque das negociações várias têm sido as vozes que contestam uma aproximação do PS aos partidos à sua Esquerda.

Neste fim de semana, por discordar com a aproximação a comunistas e bloquistas, o deputado socialista Sérgio Sousa Pinto demitiu-se do secretariado do PS.

Ao contrário do líder comunista, Jerónimo de Sousa, que se mostrou disponível não só para validar um Governo socialista, como até a integrá-lo, a porta-voz do BE tem sido mais contida nas declarações. Porém, Catarina Martins já alertou que o PS tem todas as condições para formas um Executivo.

Uma das várias proposta do BE, a serem discutidas na reunião desta segunda-feira, passa pelo alívio fiscal dos consumidores de energia e gás.