O Jogo ao Vivo

Nacional

Cavaco homenageia portugueses distinguidos em Portugal e no estrangeiro

Cavaco homenageia portugueses distinguidos em Portugal e no estrangeiro

O Presidente da República, Cavaco Silva, aproveitou o almoço desta terça-feira, em Lamego, para homenagear um grupo de quatro dezenas de portugueses que ao longo do ano se destacaram no âmbito das suas atividades profissionais e ainda personalidades relacionadas com o concelho onde vai ficar até esta quarta-feira.

Cavaco Silva está a presidir às comemorações do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se desenvolvem esta terça e quarta-feira, e por isso considerou que Lamego "é nestes dois dias, de alguma forma, a capital de Portugal".

Dirigindo-se aos homenageados, nos claustros da Sé Catedral, antes de entrarem para o almoço, o chefe de Estado sublinhou que esta data não serve só para falar do passado, mas que também serve para enaltecer "a capacidade do país de se reinventar", capacidade essa representada pelo "percurso de sucesso feito pela força do trabalho, talento e determinação" dos homenageados.

"São portugueses que podem inspirar muitos outros e que são um exemplo de que Portugal não se resigna, que não baixa os braços e que quer vencer", insistiu o Presidente da República, aduzindo: "São portugueses que podem ser apresentados aqui e lá fora como exemplo da capacidade do nosso povo".

Os homenageados estão ligados a áreas como a cultura, o desporto, a ciência, o empreendedorismo e o associativismo. Com a sua ajuda, e de outros como eles, Cavaco pensa que se pode fazer "um Portugal melhor, mais desenvolvido, mais solidário e mais justo".

ver mais vídeos