IPMA

Chuva, vento forte e neve regressam nos próximos dias

Chuva, vento forte e neve regressam nos próximos dias

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para os próximos dias, em Portugal continental, a ocorrência de chuva, vento forte e frio, com queda de neve em algumas regiões do país.

"A partir de hoje (quinta-feira), o território do Continente irá ser afetado pela passagem de ondulações frontais, originando tempo húmido e com ocorrência temporária de valores elevados de precipitação", lê-se numa nota divulgada pelo IPMA esta quinta-feira.

Segundo o Instituto, é esperada, para domingo (10) e segunda-feira (11), ocorrência de precipitação "generalizada, persistente e por vezes forte", que deverá avançar progressivamente da região Norte em direção ao restante território.

Prevê-se ainda queda de neve nas terras altas das regiões Norte e Centro, na segunda-feira.

"O vento irá intensificar a partir da tarde de dia 10, soprando do quadrante oeste forte ou muito forte, e com rajadas até 90 km/h, podendo atingir rajadas de 110 km/h nas terras altas", informa ainda o comunicado.

A precipitação deverá continuar pelo menos até ao final da próxima semana.

O IPMA avisa ainda para a agitação marítima, na segunda-feira, com ondas superiores a cinco metros em toda a costa ocidental.

Tendo em conta as previsões meteorológicas, a Proteção Civil alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano devido a acumulação de águas pluviais ou insuficiência de escoamento dos sistemas de drenagem e para a possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis.

São também expectáveis inundações de estruturas urbanas subterrâneas devido a deficiências de drenagem, danos em estruturas montadas ou suspensas, dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente em períodos de preia-mar, e a possibilidade de queda de ramos ou de árvores, fruto de vento mais forte.