Presidente da República

"Combate sem tréguas à corrupção é prioridade nacional", diz Marcelo

"Combate sem tréguas à corrupção é prioridade nacional", diz Marcelo

O Presidente da República defendeu esta sexta-feira que "o combate sem tréguas à corrupção" é uma prioridade nacional e que devem ser asseguradas condições para a autonomia do Ministério Público "em termos de estatuto e de recursos".

Marcelo Rebelo de Sousa deixou estas mensagens na cerimónia de posse da nova procuradora-geral da República, Lucília Gago, na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, em Lisboa, num discurso em que também advertiu para os "riscos de frustrações coletivas" decorrentes das "expectativas muito elevadas de justiça rápida".

"No domínio da justiça, uma prioridade nacional é o combate sem tréguas à corrupção. Um combate sem medos, hesitações ou ambiguidades. Um combate a que a todos envolva e a todos chegue. Um combate que não permita a ilusão, aliás, inconstitucional, de que há cidadãos de primeira, de segunda e de terceira", afirmou.

O Presidente da República acrescentou que "todos, mas todos, devem ser igualmente tratados, incluindo os mais poderosos, no poder económico, político, social, mediático, cultural e desportivo".