Linha do Vouga

Comboio histórico vai circular entre Aveiro e Águeda

Comboio histórico vai circular entre Aveiro e Águeda

A empresa Comboios de Portugal inaugura no sábado o Comboio Histórico do Vouga, que até 30 de setembro passará a ligar Aveiro e Águeda todos os sábados em carruagens fabricadas entre 1908 e 1925.

Segundo fonte da CP, é "a primeira vez" que um comboio histórico circula na Linha do Vouga, "numa viagem com inicio em Aveiro, destino a Macinhata do Vouga e visita ao centro histórico de Águeda".

O novo serviço turístico inicia-se na Estação de Aveiro às 13:40 de sábado, sendo que a viagem inclui animação a bordo por um grupo de cantares da região e também uma prova gastronómica dos tradicionais pastéis de Águeda.

À chegada a Macinhata do Vouga, os passageiros são convidados a visitar o Museu Ferroviário, retomando-se em seguida a viagem de regresso a Aveiro, com uma paragem no centro histórico de Águeda e acesso à instalação "The Umbrella Sky" - em que "milhares" de guarda-chuvas coloridos estão suspensos abertos entre os beirais dos edifícios, para criar sombra em várias ruas pedonais.

A viagem no Comboio Histórico do Vouga faz-se com recurso a uma locomotiva Diesel 9004 de via estreita, fabricada em Espanha em 1964, entretanto desativada e recentemente sujeita a "uma reparação total nas oficinas da EMEF de Contumil, para se restabelecer as suas condições de circulação".

Para acomodar os passageiros foram também restauradas três carruagens que já se encontravam inoperacionais: uma de origem belga datada de 1908, outra fabricada na Alemanha em 1925 e a terceira construída em Portugal pelos então Caminhos de Ferro do Estado, nas oficinas do Porto, em 1913.

Os preços para o circuito histórico são de 16 euros para crianças dos quatro aos 12 anos e de 29,50 euros para adultos, sendo que, se o acesso até Aveiro também se fizer por comboio, a aquisição do serviço turístico confere descontos nas viagens complementares de Longo Curso ou na linha urbana do Porto.

A aquisição do bilhete para o Comboio Histórico do Vouga também proporciona vantagens na compra do passeio congénere na Linha Histórica do Douro e em estadias numa unidade hoteleira da região de Aveiro.

ver mais vídeos