Norte

Germano Silva e outras seis personalidades condecoradas por Marcelo

Germano Silva e outras seis personalidades condecoradas por Marcelo

Sete personalidades do Norte do país, ligadas às mais diversas áreas, foram condecoradas pelo Presidente da República.

Germano Silva é, desde esta quinta-feira, comendador da Ordem de Mérito. A distinção, atribuída por Marcelo Rebelo de Sousa numa cerimónia fechada que decorreu na Câmara do Porto, é encarada pelo jornalista e historiador como "uma honra" e também como "um estímulo", disse ao JN.

"O que eu sinto é uma honra, mas, neste momento, esta condecoração não é só minha. É da gente que colabora comigo e é do "Jornal de Notícias", que publica as minhas crónicas", referiu-nos Germano, uma das sete figuras da região Norte que o presidente da República homenageou ontem. "Estou feliz e sinto orgulho nisso", acrescentou, concluindo que a distinção é também "um estímulo para continuar as crónicas e os passeios".

A condecoração de Germano Silva surge quase duas semanas depois de o presidente lhe ter perguntado se já tinha sido alvo de tal distinção. Foi na inauguração da exposição "Porto no coração", tendo Marcelo Rebelo de Sousa então manifestado surpresa com a resposta negativa do agora comendador.

A Ordem do Mérito tem as suas raízes em 1927 e a designação atual data de 1976. Destina-se a galardoar actos ou serviços praticados no exercício de quaisquer funções que revelem abnegação a favor da colectividade. Na cerimónia, que contou com a presença do antigo presidente Ramalho Eanes, foram entregues a Valente de Oliveira, académico e político que por cinco vezes desempenhou a função de ministro, as insígnias do grau de grã-cruz da Ordem Militar de Santiago da Espada.

Foram ainda distinguidos o presidente da Cooperativa Árvore, Amândio Secca, o médico José Manuel Gonçalves Oliveira, diretor do serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave, João Francisco do Casal, fundador das motos Casal, Avelino Gonçalves do Carmo, do grupo Navarra Alumínios, e, por fim, o antigo nadador-salvador Eduardo Raposo Rodrigues de Sousa.