Calor

Costa deu instruções para reforço da prevenção de incêndios

Costa deu instruções para reforço da prevenção de incêndios

O primeiro-ministro deu instruções na quinta-feira passada para um reforço das medidas de prevenção, sobretudo nas zonas de risco de incêndio, face às previsões de aumento das temperaturas nos próximos dias.

Estas instruções, segundo fonte do Executivo em declarações à Lusa, foram comunicadas ao presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), ao comandante geral da GNR e ao Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas "assim que foram emitidos os alertas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera" (IPMA), nesse mesmo dia.

Em articulação com os ministérios da Defesa Nacional, da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, foi requerido pelo primeiro-ministro que seja reforçado "o patrulhamento ostensivo no terreno por parte da GNR e das Forças Armadas, devendo solicitar-se o apoio da PSP se necessário".

O Governo entende também que nas ações devem privilegiar-se as zonas de risco definidas pela ANPC com base nas previsões do IPMA.

"Nas zonas de maior risco pode a GNR condicionar a circulação de pessoas e viaturas se tal for necessário e a ANPC deve mobilizar todo os meios disponíveis e determinar o pré-posicionamento nas zonas de maior risco", refere-se nas instruções.

Por outro lado, nos próximos dias, a ANPC deve "operacionalizar todos os meios aéreos disponíveis de contratar e acionar preventivamente o mecanismo europeu e outros apoios como o de Marrocos", sendo ainda sua missão "alertar através da comunicação social a população do risco e recordar todas as práticas proibidas ou de risco".

"A ANPC deve contactar diretamente todos os presidentes de câmaras municipais das zonas de risco e solicitar que preparem mobilização ou pré-posicionamento das máquinas de rasto e outras máquinas que possam ser necessárias, que alertem as populações e acionem fiscalização intensiva de ações de risco no seu território", acrescenta-se nas mesmas instruções.