Nacional

Costa escolhe Rui Santos para liderar autarcas socialistas

Costa escolhe Rui Santos para liderar autarcas socialistas

Rui Santos, presidente da Câmara de Vila Real, é a escolha de António Costa para liderar a Associação Nacional dos Autarcas Socialistas (ANA-PS), apurou o JN junto de fonte do partido. A regionalização é uma das suas bandeiras e as autárquicas são o seu maior desafio.

Contactado pelo JN, o também "vice" do Conselho Regional do Norte, órgão de consulta da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), confirmou a candidatura, que "obviamente não apresentaria sem apoio do secretário-geral". Rui Santos sucede a José Luís Carneiro, que está hoje o Governo.

"Vou-me propor ser presidente e estou convencido, pelos contactos que fiz, de que mereço a confiança dos autarcas", disse ao JN, explicando que, para não se sobrepor aos congressos distritais, o processo só arranca em abril. Dia 2, o Porto recebe a Comissão Nacional do PS. Servirá para discutir o regulamento para o congresso socialista de 3 e 4 de junho e marcar eleições no PS/Coimbra.

Na ANA-PS, as prioridades de Rui Santos são "a descentralização de competências para as autarquias", com "o respetivo pacote financeiro". E "um caminho que leve à regionalização", incluindo a eleição direta das áreas metropolitanas e a alteração do modelo de governação das CCDR.

O autarca integra também o Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses.