Premium

Drama do pequeno João Pedro ajuda crianças do IPO

Drama do pequeno João Pedro ajuda crianças do IPO

João Pedro, uma criança que morreu com cancro no ano passado, pediu aos pais, pouco antes de partir, para a sua história ser contada em livro e as receitas daí resultantes reverterem para a compra de cadeiras de rodas para o Instituto Português de Oncologia do Porto. Rita Soares, escritora a viver na Figueira da Foz, escreveu "Desafio de uma criança com cancro" e vai apresentá-lo no sábado, no santuário do Imaculado Coração de Maria, em Gaia.

A ideia começou com a mãe de João Pedro, Ana Mota, tornando-se depois um objetivo da criança, falecida a 13 de setembro de 2017. "Pouco tempo antes de morrer, o João estava numa cadeira muito velha, no IPO, e disse-me para escrever o livro para juntar dinheiro para comprar novas", destaca a mãe. Através de uma amiga comum, conheceu Rita Soares, uma escritora do Porto que vive atualmente na Figueira da Foz, e que escreveu o livro no primeiro semestre deste ano.

"Ele sabia que ia partir e fê-lo a pensar nos meninos que ficavam e na importância que o livro teria para eles. João foi um ser que apaixonou todos, veio cá para deixar a sua pegada, entregar a sua mensagem e usar o livro para ajudar esta causa, que é terrível", considera a escritora.