Educação

Professores anunciam greve para dia de exames nacionais

Professores anunciam greve para dia de exames nacionais

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) convocaram greve para 21 de junho, em plena época de exames.

Neste dia, realizam-se os exames de Física e Química, uma das provas com mais alunos inscritos, Geografia, História e a prova de aferição de Matemática e Estudo do Meio dos alunos do 2º ano.

"Já passou quase um ano letivo sem respostas por parte do Ministério da Educação. Nas escolas, a insatisfação dos professores é gritante e os sinais de indignação crescentes são por demais evidentes", defendeu Mário Nogueira, insistindo que o Governo "não pode continuar a esquecer os professores e a adiar a resolução dos professores".

O pré-aviso de greve, no entanto, será apenas entregue no dia 6, após a reunião com o ministro. Ou seja, a paralisação dependerá do compromisso assumido por Tiago Brandão Rodrigues relativamente ao descongelamento das carreiras em janeiro de 2018, novos processos de vinculação extraordinária em 2018 e 2019 e a aprovação de um regime especial de aposentação.

A negociação do despacho de organização do ano letivo e a revisão do modelo de gestão das escolas do processo de descentralização também são temas para os quais a Fenprof exige respostas.