Política

Governo assina contratos para os fundos na terça-feira

Governo assina contratos para os fundos na terça-feira

Os contratos para os planos estratégicos de desenvolvimento urbano serão assinados terça-feira, dia 31, em Santa Maria da Feira, numa cerimónia que juntará os ministros do Planeamento e do Ambiente.

Segundo confirmou ao JN fonte do Ministério do Planeamento, o Europarque foi o palco escolhido para a assinatura pública dos contratos de todo o país (105 no total).

Os contratos entre os autarcas e as respetivas comissões de coordenação e desenvolvimento regional, que serão apadrinhados em Santa Maria da Feira pelos ministros Pedro Marques, do Planeamento, e Matos Fernandes, do Ambiente, têm gerado bastante polémica a Norte, num processo que envolveu candidaturas de 29 municípios.

Os valores foram especialmente contestados pelos autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP), onde vários municípios, como Porto, Matosinhos, Gaia e Gondomar, entre outros, ameaçaram não assinar os contratos, perante a distribuição dos 212 milhões de euros para o Grande Porto. No caso destas e outras autarquias, o problema foi ultrapassado com a distribuição dos 20 milhões de euros extra prometidos por Pedro Marques para inclusão social, entre outras contrapartidas.

Porém, mesmo a distribuição desta verba suplementar de 20 milhões gerou contestação, dentro da região e dentro da AMP, por abranger apenas parte dos municípios, tal como criou desagrado a negociação bilateral entre governantes e alguns presidentes de Câmara. Mas outros apoios estarão, entretanto, a ser discutidos.