Governo

Governo disponível para dialogar limite constitucional do défice com o PS

Governo disponível para dialogar limite constitucional do défice com o PS

Pedro Passos Coelho afirmou, esta quarta-feira, em Madrid, que o governo está aberto a dialogar com o PS sobre o limite constitucional do défice. O primeiro-ministro alerta, porém, que Portugal já tem uma lei que limita o défice e a dívida.

"Estamos perfeitamente abertos a dialogar com o PS para o inscrever [limite do défice] também na constituição, mas já temos esse objectivo numa lei", afirmou o líder do Executivo.

Passos Coelho esteve com o seu homólogo, José Luis Rodríguez Zapatero, em Madrid, onde o Congresso de Deputados espanhol iniciou a tramitação de uma revisão constitucional.

"Acompanhamos com muito interesse esta alteração que está a ser feita em Espanha", disse o primeiro-ministro português, recordando que o programa do Governo já "manifestava abertura para considerar essa alteração". Passos Coelho lembra que "essa questão terá que ser apreciada pelo PS, o principal partido da oposição e sem o qual não pode haver alteração constitucional".

A polémica revisão no país vizinho conta com o apoio do PSOE, de Zapatero, e do PP, e deverá ser aprovada com cariz de urgência já na próxima semana, apesar da forte contestação de partidos minoritários e da sociedade civil.

Imobusiness