"Downburst"

"Inferno" idêntico ao de Pedrógão reduziu a cinzas cidade no Canadá

"Inferno" idêntico ao de Pedrógão reduziu a cinzas cidade no Canadá

Um fenómeno idêntico ao que ocorreu em Pedrógão reduziu a cinzas, em 2016, uma cidade do Canadá, obrigou à retirada de 80 mil pessoas e destruiu uma área equivalente a dez vezes a cidade de Paris. Um ano depois, ainda se estudam os efeitos dos fumos tóxicos.

Os 80 mil habitantes da cidade de Fort McMurray, no Canadá, tiveram de abandonar as suas casas em 2016, quando um incêndio, alimentado pelo fenómeno "downburst", avançava de forma imprevisível.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera considera que a "dinâmica" gerada pela conjugação entre incêndio e instabilidade climatérica, no sábado, em Pedrógão Grande, gerou no terreno um fenómeno muitas vezes confundido com tornado que se chama "downburst", ou seja, vento de grande intensidade que se move verticalmente em direção ao solo, que após atingir o solo sopra de forma radial em todas as direções.

Uma explicação para o avanço descontrolado das chamas que provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos.

O mesmo fenómeno causou um incêndio de grandes dimensões que destruiu a cidade de Fort McMurray, na província de Alberta, no Canadá, em maio de 2016.

Entre as 80 mil pessoas que tiveram de ser retiradas devido ao avanço descontrolado das chamas, estavam dois cidadãos portugueses. Também os campos de exploração petrolífera da região foram evacuados.

Mais de duas mil casas ficaram em cinzas. Mais de mil quilómetros quadrados de floresta foram consumidos pelas chamas, o que corresponde a uma área equivalente a dez vezes a cidade de Paris.

Um ano depois, investigadores de Ontario prepararam-se para viajar para Fort McMurray, no próximo mês, para estudar os efeitos dos fumos tóxicos e cinzas que ficaram nas casas na sequência daquele incêndio devastador.

E neste mês junho, o chefe dos bombeiros Jody Butz sublinhou que ninguém poderia prever aquele inferno sem precedente, reagindo a relatórios governamentais que apontaram uma resposta de emergência desorganizada e caótica.

ver mais vídeos