Belém

Marcelo visita os Estados Unidos entre 04 e 14 de junho

Marcelo visita os Estados Unidos entre 04 e 14 de junho

O parlamento autorizou esta sexta-feira o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a deslocar-se aos Estados Unidos entre 04 e 14 de junho, para participar nas comemorações do Dia de Portugal.

O consentimento da Assembleia da República, aprovado por unanimidade, acontece na sequência de uma carta do chefe de Estado, na qual este informou que tem uma "deslocação confirmada a Boston, nos dias 10 e 11 de junho, para participar nas Comemorações do Dia de Portugal", para a qual pediu autorização.

Contudo, nesta carta, com data de terça-feira, enviada ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, que substituiu uma anterior de 29 de março, Marcelo Rebelo de Sousa adiantou desde já que o seu período de deslocações aos Estados Unidos pode vir a situar-se entre 04 e 14 de junho.

O presidente da República escreveu que estão "previstas deslocações aos Estados Unidos no período entre os dias 04 e 14 de junho, para participar nomeadamente nas Comemorações do Dia de Portugal".

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou já em junho do ano passado que as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 2018 - que vão começar nos Açores - iriam decorrer nos Estados Unidos, onde, segundo a Direção Regional das Comunidades, vivem cerca de 1,4 milhões de portugueses e lusodescendentes, estimando-se que 70% sejam de origem açoriana.

Na sexta-feira passada, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, tornou público, numa iniciativa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), em Lisboa, que as autoridades portuguesas e norte-americanas estão a preparar "encontros políticos de alto nível muito importantes" a realizar por altura das celebrações do 10 de Junho.

ver mais vídeos