IPMA

Fim de semana ameno no litoral e com quase 40 graus no interior

Fim de semana ameno no litoral e com quase 40 graus no interior

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, para esta sexta-feira, em Portugal continental céu geralmente limpo, com períodos de maior nebulosidade no litoral Norte e Centro ao início e fim do dia.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, soprando por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas a partir da tarde e pequena subida de temperatura no Centro e Sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (em Braga) e os 21 (em Faro) e as máximas entre os 22 (em Aveiro) e os 37 (em Castelo Branco).

Nos Açores, para os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial e Terceira), o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros e vento fraco. Para o grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria), prevê-se céu muito nublado com boas abertas e vento moderado. Em Santa Cruz das Flores e na Horta, as temperaturas vão variar entre os 21 e os 27 graus, em Angra do Heroísmo entre os 21 e os 26 e em Ponta Delgada entre os 20 e os 25.

Para a Madeira, estão previstos períodos de céu muito nublado, possível ocorrência de aguaceiros nas vertentes norte e terras altas, vento com rajadas até 65 quilómetros por hora nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira. No Funchal, as temperaturas vão variar entre os 21 e os 27 graus e no Porto Santo entre os 20 e os 25.

Temperaturas amenas no litoral e perto dos 40 no interior

O fim de semana vai ser marcado por temperaturas mais amenas no litoral em oposição ao interior, onde os termómetros podem chegar aos 37 graus em Castelo Branco e aos 36 em Évora e Beja, segundo o IPMA.

De acordo com a meteorologista Paula Leitão, as temperaturas vão sofrer ligeiras oscilações face a sexta-feira, mas não se alteram significativamente. "Hoje há uma tendência para subirem ligeiramente e amanhã [sábado] descem também ligeiramente. Só a partir de segunda-feira é que se prevê que comecem a subir com mais condições para aviso de tempo quente", disse.

Segundo Paula Leitão, até segunda-feira as temperaturas no litoral não deverão chegar aos 30 graus, mas no interior vão estar acima dos 30 e em alguns locais próximas dos 40 graus.

"No domingo temos Castelo Branco com 37 graus, Évora e Beja com 36, Portalegre e Bragança com 34 e Guarda com 32. Lisboa fica-se pelos 28 e Aveiro não ultrapassa os 24 graus", indicou.

"Com a subida de temperatura na próxima semana, especialmente nas regiões do interior, o risco de incêndio vai agravar-se durante a semana", disse, acrescentou.

Risco muito elevado de exposição à radiação UV

Portugal presenta hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo). O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.