Nacional

Morreu Maria Barroso

Maria de Jesus Barroso Soares morreu esta terça-feira, às 5.20 horas. Tinha 90 anos e estava internada desde 26 de junho no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, na sequência de uma queda.

O corpo de Maria Barroso Soares vai estar em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18 horas desta terça-feira, realizando-se o funeral na quarta-feira para o Cemitério dos Prazeres, após a missa de corpo presente, que terá lugar às 10 horas na Igreja do Campo Grande. O livro de pêsames vai estar disponível na sede do PS.

Antiga primeira dama, casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel. Atriz, foi uma das fundadoras do Partido Socialista, liderado por Mário Soares, em Badem Munstereifel, na Alemanha, em 1973.

Um dos seus últimos cargos públicos foi a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo também dirigido a associação Pro Dignitate, que ajudou a fundar.

Diplomou-se em Arte Dramática na escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciou-se depois em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde conheceu Mário Soares.

ver mais vídeos