Tomada de posse

Nova procuradora-geral da República elege combate à corrupção como prioridade

Nova procuradora-geral da República elege combate à corrupção como prioridade

A nova procuradora-geral da República, Lucília Gago, elegeu, esta sexta-feira, o combate à criminalidade económico-financeira como uma prioridade para o mandato.

"O exercício da ação Penal orientada pelo princípio da legalidade é uma das competências, constitucionalmente consagrada, do Ministério Público. Nesse exercício, assume hoje especial relevância o que elejo como uma das grandes propriedades do meu mandato - o combate à criminalidade económico-financeira, com particular enfoque na corrupção, que se tornou um dos maiores flagelos suscetíveis de abalar os alicerces do Estado e de corroer a confiança dos cidadãos no regime democrático", afirmou Lucília Gago, 62 anos, no discurso de tomada de posse, no Palácio de Belém.

A nova Procuradora-Geral da República (PGR) defendeu, por isso, a necessidade de se dotar quer o Ministério Público quer entidades como a Polícia Judiciária "dos imprescindíveis meios humanos e técnicos" nesta área.

Lucília Gago aproveitou ainda o primeiro discurso para falar da Operação Marquês, quem tem o ex-primeiro-ministro José Sócrates como principal arguido, para deixar claro que o Ministério Público vai "acompanhar zelosamente a tramitação" do processo na fase de instrução, dirigida por um juiz.

ver mais vídeos