O Jogo ao Vivo

Nacional

Nuno Crato, paixão pela Matemática chega ao ministério da Educação

Nuno Crato, paixão pela Matemática chega ao ministério da Educação

Nuno Crato, o matemático que deu protagonismo à ciência exacta e se distinguiu pela sua divulgação, nomeadamente entre os mais novos, é o novo ministro da Educação.

Nascido em Lisboa, em 1952, onde se licenciou, é actualmente presidente executivo do Taguspark, em Oeiras.

Professor catedrático e pró-reitor da Universidade Técnica de Lisboa, começou por dar aulas no ensino secundário.

Viveu em Lisboa, nos Açores e nos Estados Unidos da América, onde fez o doutoramento em Matemática Aplicada (1992), depois do mestrado em Métodos Matemáticos para Gestão de Empresas (1987), na capital portuguesa.

Foi também em Lisboa que se licenciou em Economia (1980/81), no Instituto Superior de Economia.

É autor de um vasto conjunto de publicações, entre artigos em revistas científicas e livros que tornaram a matemática acessível a todos e o popularizaram entre os mais jovens.

Para essa popularidade contribuiu também o cargo de presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), que ocupou desde 2004 e que deixou para Miguel Abreu, nas últimas eleições, após assumir funções de administrador do Taguspark, no ano passado.

"A Matemática das Coisas" e "A Espiral Dourada" estão entre os mais recentes títulos que editou.

Mantém-se na SPM como presidente da Mesa da Assembleia-Geral, prometendo continuar a escrever e a divulgar a matemática.

Em 2008, foi condecorado pelo Presidente da República com a comenda da Ordem do Infante Dom Henrique.

A União Europeia atribuiu-lhe, no mesmo ano, um prémio de comunicador científico do ano.

Crítico da educação em Portugal, defendeu nas várias entrevistas que deu a necessidade de medidas urgentes no ensino da matemática, sugerindo alterações na estrutura do Ministério da Educação, como a extinção do gabinete responsável pelos exames e pelas estatísticas, que quer ver entregues a uma entidade independente.

ver mais vídeos