Política

PSD e CDU de Braga já têm lista

PSD e CDU de Braga já têm lista

Já são conhecidos todos os cabeças de lista dos principais partidos que se candidatam às Eleições Legislativas, pelo círculo eleitoral de Braga. No PSD estão confirmados sete nomes e Hugo Soares está fora. A CDU revelou, esta quinta-feira, todos os candidatos.

O número 1 da lista do PSD é André Coelho Lima, já se sabia, e está confirmada a presença do vice-presidente da Câmara de Braga, Firmino Marques, como candidato a deputado no segundo lugar da lista. Clara Marques Mendes, atual deputada e irmã de Luís Marques Mendes, vai em terceiro.

O quarto lugar é de Carlos Eduardo Reis, de Barcelos, e o quinto de Jorge Paulo, de Vila Nova de Famalicão. Gabriela Fonseca, vereadora na Câmara da Póvoa de Lanhoso, vai em sexto e Emídio Guerreiro, atual deputado de Guimarães, ocupa o sétimo posto.

A composição completa da lista só vai ser divulgada na reunião do Conselho Nacional que se realiza na próxima terça-feira, em Guimarães. É lá que se saberá a composição das listas do PSD em todos os círculos eleitorais.

Sabe-se, contudo, que a grande ausência da lista de Braga é Hugo Soares, opositor interno de Rui Rio, que foi vetado pela estrutura nacional. Por um lado, o bracarense foi o nome indicado pela concelhia de Braga, que o próprio também lidera. Por outro, também foi Hugo Soares que, em janeiro deste ano, em entrevista à TSF, disse que sairia "pelo próprio pé" caso subsistissem dúvidas sobre as intenções das suas críticas internas, que tinham como objetivo, segundo o próprio, "permitir que o PSD se possa voltar a afirmar como alternativa ao Governo".

De referir que a lista já conhecida do PSD de Braga tem dois nomes de indicação nacional (André Coelho Lima e Carlos Eduardo Reis), e é composta apenas por residentes no distrito. Para além disso, entre os sete nomes já conhecidos há candidatos oriundos das quatro maiores concelhias: Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão.

Carla Cruz lidera lista da CDU

A CDU divulgou hoje os nomes dos doze primeiros candidatos por Braga. A apresentação pública acontece na sexta-feira, às 18 horas, no café Vianna, em Braga. Assim, os doze primeiros nomes são, de forma ordenada, a atual deputada Carla Cruz, seguida de Rosa Guimarães, Alexandre Leite, Tânia Silva, Fernando Sá, Mário Figueiredo, Inês Rodrigues, Bárbara Barros, Manuel Carvoeiro, Joaquim Costa, Ana Paula Rodrigues e Arlindo Cruz.

A lista do PS é liderada por Sónia Fertuzinhos e a do Bloco de Esquerda é encabeçada por José Maria Cardoso, depois da decisão do bloquista Pedro Soares em não se recandidatar. Já o PAN candidata Rafael Pinto, de 23 anos, de Celorico de Basto, que é o mais novo cabeça de lista do partido. À Direita, o número um da lista do CDS é Telmo Correia, que também não é uma escolha pacífica entre os militantes de Braga. O Aliança candidata o ex-PSD Luís Cirilo Carvalho em primeiro lugar, numa lista que promete ter apenas residentes no distrito.

Em 2015, em Braga, a coligação PSD/CDS elegeu dez deputados, o PS elegeu sete, o BE conseguiu um e a CDU também elegeu um.