Incêndios

Série sobre fogos de 2017 selecionada para festival argentino

Série sobre fogos de 2017 selecionada para festival argentino

A websérie "15 Memórias do Fogo", que conta 15 histórias em torno dos grandes fogos de outubro de 2017, foi selecionada para o Buenos Aires Web Festival, na Argentina.

Esta websérie documental "será o único representante de Portugal neste importante festival de cinema 'web', que premeia as melhores produções mundiais da especialidade", sublinham os dois jovens realizadores do documentário, Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira, em nota de imprensa.

O festival decorre na capital argentina, entre 26 e 28 de março, sendo que a presença da websérie neste evento representa "o reconhecimento internacional" do trabalho dos dois jovens realizadores, mas, "acima de tudo, leva além-fronteiras a voz dos lesados e as consequências deste incêndio".

"Colocámos o cinema ao serviço das pessoas. Que, no mínimo, tenha uma função de sensibilização para não se repetir", afirmam os dois jovens, naturais de Arganil e Oliveira do Hospital.

A websérie documental "15 memórias do fogo" estreou-se em janeiro de 2018, com o objetivo de dar voz e visibilidade às pessoas afetadas, através de 15 testemunhos sobre os fogos de outubro de 2017.

Na série documental, a memória do que foi o 15 de outubro é como se fosse "a cabeça do polvo", o ponto de partida de cada um dos testemunhos para depois se falar de consequências económicas, sociais e psicológicas ou sobre perspetivas de futuro, contou na altura à Lusa o realizador Tiago Cerveira.

Em "15 memórias do fogo", há a história de um jovem de 34 anos que se salva das chamas quando decide ir atrás de um javali à procura de uma zona não queimada, mas também relatos centrados nas consequências, como a de um jovem agricultor que perdeu hectares de olivais centenários ou de uma pessoa que perdeu a sua casa.

Tiago Cerveira, fotógrafo e realizador, é o responsável pelo projeto de vídeo e fotografia sobre a Serra da Estrela e a Beira Serra "O Meio e a Gente", e o designer Rodrigo Oliveira é presidente da SOS Arganil, associação criada após os incêndios de outubro.

ver mais vídeos