educação

Sócrates diz que "educação é o grande projecto para Portugal"

Sócrates diz que "educação é o grande projecto para Portugal"

O primeiro-ministro, José Sócrates, disse hoje, sábado, em Braga que "o grande projecto" para Portugal é a aposta na educação, "porque é o investimento mais importante na afirmação de um país".

"Aqui está o grande projecto nacional. Esta época vai ficar marcada pela aposta na educação", afirmou José Sócrates a propósito do projecto de modernização das escolas secundárias que prevê a requalificação 313 estabelecimentos, num investimento global de 2,9 mil milhões de euros.

O primeiro-ministro, acompanhado da ministra da Educação, Isabel Alçada, inaugurou hoje a remodelação da Escola Secundária de Sá de Miranda, um dos 21 estabelecimentos inaugurados também hoje em todo o país por vários membros do Governo.

José Sócrates sublinhou que com as 21 escolas hoje inauguradas o país já remodelou 75 estabelecimentos do ensino secundário, num investimento de 1,3 mil milhões de euros.

"Este é um país que aposta tudo na educação. Este é um projecto de muita ambição para o país e é a aposta maior na educação de que há memória", reafirmou o primeiro-ministro, sublinhando que é "uma aposta de conjunto, que vai do pré-escolar ao ensino secundário".

José Sócrates frisou que o país tinha de fazer este investimento na reconversão do parque escolar, ao nível do secundário, porque "essas escolas eram espaços que tinham ficado para trás no processo de desenvolvimento do país".

Para José Sócrates, quando há cerca de três anos se iniciou o programa, houve o cuidado de dar atenção às escolas mais antigas, avançando-se para uma intervenção que permitisse aos estabelecimentos manterem "a alma, a identidade e a memória".

Os grandes investimentos na educação, segundo o primeiro-ministro, significam que "o país "apostou na igualdade de oportunidades" e que por isso "vai ter sucesso no futuro.

"Mostra-me a tua escola, dir-te-ei que nível de desenvolvimento tens", vincou, a propósito da importância da formação na competitividade de cada país.

Para José Sócrates, os resultados já são claros, lembrando os números da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico que colocam Portugal, no domínio da educação, ao nível de vários países desenvolvidos.

"Este é o caminho do futuro. Este é o grande projecto que mobiliza o país", reafirmou.

No âmbito do projecto de modernização das escolas secundárias, o Governo anunciou hoje a quarta fase, que integra mais 90 escolas.

A remodelação da Escola Secundária de Sá de Miranda, em Braga, onde estudam cerca de 1400 alunos, representou um investimento de 13 milhões de euros.