Marinha

Imagens do Instituto Hidrográfico em calendário digital

Imagens do Instituto Hidrográfico em calendário digital

Três imagens do Instituto Hidrográfico foram escolhidas para o calendário digital de 2017 da Teledyne CARIS, uma empresa canadiana que desenvolve soluções de "software" geoespacial.

As imagens foram selecionadas, por votação na internet, no âmbito de um concurso promovido pela empresa, que fornece diversas aplicações usadas pelo Instituto Hidrográfico, incluindo o processamento e a gestão de dados da medição de profundidade dos oceanos e rios, e a produção e a gestão de informação cartográfica, informa a Marinha, em comunicado.

Uma das imagens corresponde ao fundo do rio Douro, a montante da barragem da Valeira, no distrito de Bragança, e outra a "estruturas sedimentares, escorregamentos de lava, cones vulcânicos e afloramentos rochosos" da ilha de São Miguel, nos Açores.

Para a Marinha, a escolha das imagens do Instituto Hidrográfico, feitas com tecnologia da empresa canadiana, "representa a relevância e as singularidades dos levantamentos hidrográficos" efetuados pelo organismo de investigação científica do mar tutelado pela Armada.

O concurso promovido pela Teledyne CARIS, para o calendário de 2017, foi ganho pelo navio oceanográfico Ammiraglio Magnaghi, da Marinha italiana, com imagens do fundo do canal de Portovenere, no mar da Ligúria.

Mensalmente, a Teledyne CARIS colocará, na sua página na Internet, uma das 12 imagens selecionadas.

ver mais vídeos