Ensino Superior

Universidades voltam a ter acesso à Internet

Universidades voltam a ter acesso à Internet

Várias universidades e politécnicos estiveram sem acesso à Internet, esta quarta-feira, dia em que arrancaram as candidaturas ao Ensino Superior, mas a ligação já foi reposta.

As Universidades do Porto, Coimbra, Trás os Montes e Alto Douro, Aveiro e Minho e o Politécnico do Porto, Coimbra, Bragança, Viana do Castelo, Cávado e Ave foram as instituições que, esta quarta-feira, estiveram com os seus sites indisponíveis.

A falha na rede atingiu a região norte mas a ligação já foi restabelecida.

De acordo com uma nota da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), responsável pela rede de internet das universidades, a indisponibilidade na Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) "foi causada por uma falha física num equipamento em Vigo, seguida por uma segunda falha física n aligação entre Vermoil e Coimbra". Terão sido "de imediato" acionados os mecanismos de reparação e os sites já estão operacionais.

Esta quarta-feira, recorde-se, arranca a primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior. Até dia 7 de agosto, os estudantes podem concorrer a 50852 vagas (mais 14 do que no ano passado e menos 1066 nas instituições de Lisboa e Porto). Apesar de as candidaturas serem submetidas através da Direção Geral do Ensino Superior, as universidades divulgam nos seus sites as vagas e cursos disponíveis.

ver mais vídeos