Temperaturas

IPMA coloca 13 distritos em aviso vermelho

IPMA coloca 13 distritos em aviso vermelho

Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Portalegre em alerta para temperaturas máximas extremamente elevadas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) acaba de alargar o aviso vermelho - o mais elevado na escala - a mais cinco distritos devido à vaga de calor que assola o país.

PUB

São agora 13 os distritos em aviso vermelho face aos valores extremamente elevados da temperatura máxima esperados para o dia de hoje: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Portalegre. Sob aviso laranja (persistência de valores muito elevados da temperatura máxima) mantêm-se Lisboa, Setúbal, Évora e Beja; e amarelo Faro. Destaque para o distrito de Santarém, com previsões do IPMA de termómetros nos 46.ºC, hoje, em Alpiarça, Entroncamento, Golegã e Tomar.

Portugal está, pelo menos até à próxima sexta-feira, em situação de contingência devido às elevadas temperaturas. Nos próximos dias, de acordo com as previsões do IPMA, grande parte do território deve alcançar valores de temperatura máxima superiores a 40.ºC, com agravamento nos dias 13 e 14, "em especial no Alentejo, onde se poderá registar valores de 46.ºC; no Vale do Tejo, com 45.ºC; e no nordeste transmontano, com valores entre os 40.ºC e os 44.ºC". Para quarta-feira, excetuando Viana do Castelo (laranja) e Faro (amarelo), todo o território estará sob aviso vermelho. Fenómeno que coloca praticamente todo o país em risco muito elevado ou máximo de incêndio.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG