O Jogo ao Vivo

Nacional

Jerónimo recusa responsabilidade no aumento da pressão dos mercados

Jerónimo recusa responsabilidade no aumento da pressão dos mercados

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, recusou, esta quarta-feira, responsabilidades no aumento da pressão dos mercados internacionais, sublinhando que está "na natureza dos especuladores especularem".

"Com este PEC ou sem este PEC o capital financeiro, neste caso concreto os mega-bancos, não param porque está na sua natureza especular, especular, especular cada vez mais", afirmou Jerónimo de Sousa, em declarações aos jornalistas à entrada de uma reunião com a Intervenção Democrática, que integra a coligação da CDU.

Considerando que o comportamento dos "chamados mercados ou mega-bancos" tem como objectivo claro "aumentar a agiotagem e a pressão sobre os países mais vulneráveis", o secretário-geral comunista recordou que mesmo no caso da Grécia e da Irlanda, onde já entrou o FMI, "os juros continuam a subir de uma forma desalmada".

"Portanto, não venham cá dizer que foi este facto, que foi este acontecimento", disse, referindo-se às acusações do PS de que o 'chumbo' do PEC no Parlamento por todos os países da oposição terá provocado o agravamento da situação de Portugal nos mercados internacionais.

Insistindo que "o problema de fundo" é que "está na natureza dos especuladores especularem mais", Jerónimo de Sousa condenou ainda a falta de decisões políticas sobre esta questão por parte da União Europeia, no sentido de "travar essa mesma especulação".

O secretário-geral do PCP foi também crítico em relação à actuação do Presidente da República, lembrando que Cavaco Silva "tem responsabilidade directa no PEC 1, no PEC 2 e no PEC 3 e também na aprovação do Orçamento do Estado".

Aliás, acrescentou Jerónimo de Sousa, "no essencial" Cavaco Silva estava de acordo com as "medidas graves" que o PEC 3 continha, mas concluiu que "é chegado o momento de mudar de turno em termos de Governo e permitir que o PSD pense no poder".

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG