Política

Ana Catarina Mendes a líder parlamentar, José Luís Carneiro "número 2" do PS

Ana Catarina Mendes a líder parlamentar, José Luís Carneiro "número 2" do PS

O dirigente socialista e até agora secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, vai substituir Ana Catarina Mendes nas funções de secretário-geral adjunto do PS. A dirigente vai ser votada para liderar o grupo parlamentar.

Fonte oficial dos socialistas adiantou à agência Lusa que José Luís Carneiro deverá ser votado para o cargo de secretário-geral adjunto na primeira reunião da Comissão Nacional do PS, ainda sem data marcada.

Com a indicação para "número dois" da direção do PS, José Luís Carneiro não vai integrar o próximo Governo socialista liderado por António Costa, já que este lugar foi precisamente introduzido em dezembro de 2015 para separar as esferas governativa e de direção partidária.

A mesma fonte adiantou que Ana Catarina Mendes vai ser proposta por António Costa para o cargo de presidente do Grupo Parlamentar do PS, substituindo nestas funções Carlos César. A dirigente, que integra o chamado "núcleo duro" da direção de António Costa desde novembro de 2014, vai ser votada para a liderança parlamentar na primeira reunião da bancada socialista da nova legislatura.

Ana Catarina Mendes assumiu desde dezembro de 2015 até agora as funções de secretária-geral adjunta do PS e nas últimas eleições legislativas foi cabeça de lista dos socialistas no círculo de Setúbal. Na última legislatura, enquanto "número dois" da direção do PS, coordenou as campanhas do partido nas vitórias que obteve nas eleições autarquias (2017), nas europeias (maio) e nas legislativas do passado dia 6.

Outros Artigos Recomendados