Covid-19

Lacerda Sales recomenda testes em laboratórios para não "sobrecarregar farmácias"

Lacerda Sales recomenda testes em laboratórios para não "sobrecarregar farmácias"

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse, esta quinta-feira, que a população pode ser testada gratuitamente à covid-19 também em laboratórios e não apenas em farmácias

António Lacerda Sales precisou que mais de 1400 farmácias e 700 laboratórios aderiram aos testes rápidos de antigénio comparticipados a 100% pelo Serviço Nacional de Saúde. Logo, o governante pede aos portugueses para não "sobrecarregar as farmácias" e "dispersar" pelas instituições.

Nas últimas semanas tem-se registado falta de vaga nas farmácias para realizar o teste gratuito à covid-19 (cada utente tem direito a seis por mês) e de stock para comprar autotestes.

O secretário de Estado recomenda que, em "período de maior mobilidade social", a população se teste antes de reunir com a família no Natal.

Com o avanço da vacinação nas crianças abaixo dos 11 anos, Lacerda Sales não adiantou pormenores quanto à obrigatoriedade de apresentação de certificado digital em determinados estabelecimentos e serviços por parte dos menores. "É uma medida que será ajustada", afirmou aos jornalistas, à margem de uma visita ao Centro Hospitalar do Oeste.

O governante não comentou o pedido da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), para que apenas o certificado digital seja exigido à porta dos estabelecimentos no Natal e Ano Novo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG