A linha de apoio psicológico do Serviço Nacional de Saúde, criada em abril no contexto da pandemia, atendeu 38912 chamas, das quais 3229 a profissionais de saúde.
A informação foi revelada pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes. Durante a conferência das sextas-feiras, entre DGS e Ministério da Saúde, o governante sublinhou "a aposta forte no reforço da linha SNS 24, com um novo "call center", em fase experimental, mas quase a entrar em atividade, na Covilhã", e anunciou mais um, em breve, em Vila Nova de Gaia.
Sublinhando o reforço da linha SNS24, Serras Lopes sublinhou que a linha deve passar dos atuais "1350 profissionais de saúde para cerca de dois mil, ainda durante o outono, num ano que começou com cerca de mil pessoas ao serviço desta linha.
Luís Goes Pinheiro, secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, sublinhou que, na segunda-feira, a linha SNS24 bateu um recorde, ao realizar 10200 chamadas de triagem.
Segundo aquele governante, a linha SNS24 "tem um tempo médio de atendimento de 52 segundos, excetuando o período de março", no início da pandemia, cujo primeiro caso foi registado em Portugal há precisamente sete meses.
O secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa sublinhou a modernização feita na linha SNS24, como a criação de um novo algorítmo e a utilização de um robô para selecionar chamadas, que permitiram aumentar a capacidade de atendimento daquele serviço.
"No final de agosto, atendemos 43 mil chamadas. O pico aconteceu no final de setembro, com mais de 86 mil chamadas", disse Luís Goes Pinheiro, salientando que "os portugueses podem confiar na linha SNS24 para serem atendidos".