Nacional

Linha Porto-Vigo terá comboios de velocidade rápida moderada

Linha Porto-Vigo terá comboios de velocidade rápida moderada

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, disse, esta terça-feira, ter tido a garantia do Governo que uma ligação ferroviária em "velocidade rápida moderada" entre Porto e Vigo também está na agenda.

"Hoje confirmei, com um membro do Governo, que o Porto-Vigo, nas mesmas condições de uma velocidade rápida moderada, também está na agenda", afirmou, à margem de uma cerimónia do Dia do Turismo.

Menezes salientou porém ter "uma outra preocupação" que considera "até mais importante" que a ligação Porto - Vigo.

"Quanto ouvi falar do transporte ferroviário Sines-Madrid com bitola europeia, tinha a preocupação de que o porto de Leixões ficasse para trás. Seria dramático para o Norte do País", assinalou.

Assegurou, porém, ter também tido a "confirmação que não será assim" e que "o mesmo tipo de ligação será feita de Leixões até perto de Aveiro e, depois, a Vilar Formoso, com ferrovia de bitola europeia para transporte ferroviário de mercadorias".

Luís Filipe Menezes considerou que "neste momento é mais importante a salvaguarda da competitividade do porto de Leixões do que propriamente a ligação a Vigo".

Quanto às críticas socialistas que se começam a ouvir sobre a alta velocidade, disse que "o custo desta solução é cerca de 27 ou 28 por cento da outra solução", o que entende ser "uma diferença substancial".

PUB

Lembrou que se sempre disse ser "impensável as duas frentes do País, Porto e Lisboa não terem um comboio para chegar à centralidade ibérica", mas, comparou, "é diferente o investimento que ia ser feito e é diferente acoplar-se ou não a ferrovia de mercadorias".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG