Exclusivo

Mães acima dos 40 anos têm mais bebés prematuros

Mães acima dos 40 anos têm mais bebés prematuros

Em 2019, nasceram 6913 bebés antes do tempo, sobretudo entre as 32 e 36 semanas. São 8% do total. A pandemia pode ter abrandado a prematuridade.

Só no ano passado, nasceram em Portugal 6913 bebés prematuros e desses quase 900 vieram ao Mundo ainda antes das 31 semanas de gestação. O número é ligeiramente inferior ao que se registou em 2018, mas a percentagem de recém-nascidos pré-termo no total de nascimentos mantém-se nos 8%. As mães com mais de 40 anos são as que mais têm bebés antes do tempo. Hoje comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade.

Nascem antes das 37 semanas de gestação e a maioria sai da barriga da mãe entre as 32 e as 36 semanas. Em mães a partir dos 40 anos, os nascimentos de prematuros representam quase 10% do total, segundo o INE. Ainda assim, Carmen Carvalho, presidente da Sociedade Portuguesa de Neonatologia, alerta que a prematuridade resulta de uma conjugação de fatores. "Não é só a idade, mas o facto de a mãe ser fumadora, hipertensa, de ser gravidez de gémeos. Há mães de prematuros de todas as idades, não há risco zero".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG