No segundo fim de semana de recolher obrigatório nos 191 concelhos de elevado risco de propagação da pandemia, três em cada cinco portugueses permaneceram em casa durante todo o domingo. O nível de confinamento foi superior ao de sábado, em que 52% da população não saiu à rua.
Os dados da mobilidade, medidos pela consultora PSE, indicam que mais de 70% dos portugueses cumpriram o recolher obrigatório a partir das 13 horas. Ainda assim, apesar das restrições, só 10% não saíram de casa no passado fim de semana. Durante a manhã, conclui o estudo, a mobilidade foi maior, principalmente no sábado.
As compras foram o principal motivo das saídas à rua. Em média, 29% das pessoas que saíram à rua fizeram-no para se deslocar a espaços comerciais. Se na saída global de casa, a maioria dos portugueses saiu até às 9 horas, no caso daqueles que foram às compras, o cenário já é diferente, sendo particularmente evidente no primeiro dia do fim de semana.
No sábado, os portugueses que foram às compras saíram de casa mais tarde, sendo que quase metade (48%) fê-lo entre as 11 e as 13 horas. A verdade é que, à hora do recolhimento obrigatório, 70% já estavam em casa; às 14 horas, essa percentagem já se situava nos 80%.
No domingo, o nível de confinamento foi superior: 62,2% permaneceram nas suas residências durante todo o dia. E entre os que saíram, 60.5% fizeram deslocações na proximidade, até 20 quilómetros no máximo, isto é, de baixa ou média mobilidade. Às 13 horas, 78% da população estava confinada e às 14 horas, esse valor era de 83%.
Os dados são recolhidos pela PSE a partir de uma aplicação que recorre à tecnologia GPS e que foi instalada nos smartphones de 3.670 pessoas, com mais de 15 anos e residentes nas regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, Litoral Norte, Litoral Centro e distrito de Faro.